sábado, 18 de outubro de 2008

Os Músculos:

OS MÚSCULOS



Os músculos são órgãos formados por fibras, que possuem a capacidade de se contrair ou alongar. No nosso corpo existem mais de 600 músculos que nos proporcionam a força de que necessitamos para nos deslocarmos. Os músculos estão ligados aos ossos por cordões esbranquiçados e resistentes chamados tendões.
As funções dos músculos são: a contracção e a distensão e encurtamento e alargamento que constituem os dois aspectos fundamentais da actividade muscular.
Nos músculos existem dois tipos de músculos que são: músculos voluntários e músculos involuntários.
Os músculos voluntários são aqueles que se encontram ligados aos ossos e controlado pelo cérebro.
Os músculos involuntários são aqueles que não estão ligados aos ossos e que movimentam independentemente da nossa vontade como, por exemplo, o coração, o estômago e os intestinos.



Trabalho realizado por Diana e Conceição


OS MÚSCULOS

Por cima dos ossos existe uma massa avermelhada, que é a massa muscular do corpo ou seja, os músculos.
Os músculos são formados por fibras, que têm a capacidade de se contrair ou de alongar. No corpo existem cerca de 600 músculos que nos dão a força que necessitamos para a nossa deslocação. A maioria destes músculos estão ligados aos ossos pelos tendões que são cordões esbranquiçados e resistentes.
Devido a capacidade de contracção (encurtamento) e distensão (alargamento) dos músculos, a sua principal função é a movimentação do corpo em colaboração com os ossos.
Existem músculos voluntários e involuntários. Os músculos voluntários são aqueles cujo movimento se encontra ligado aos ossos e é controlado pelo cérebro e dependente da nossa vontade. Os músculos involuntários são aqueles que não estão ligados aos ossos e cujo movimento é independente da nossa vontade.

Trabalho realizado por: Nuna Carneiro e Inês Dias


MÚSCULOS


Os músculos são uma massa avermelhada a que diariamente se chama de «carne» mas é a massa muscular.
Andar, comer, pegar uma caneta, escrever, correr, chutar uma bola: tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos. Ou melhor, que é chamado de musculatura esquelética.
Por outro lado, a respiração, a batida do coração e a digestão também são comandadas por músculos.
Eles constituem a musculatura lisa, e são responsáveis pelos movimentos involuntários, ou seja, que não dependem da nossa vontade. Ou tu mandas o teu coração bater ou o estômago trabalhar?
Dentro do nosso corpo temos cerca de 600 músculos.
Exemplos:
Para rirmos mexemos 12 músculos.
Para darmos uma gargalhada mexemos 24 músculos.
Para rirmos e conversar ao mesmo tempo mexemos 84 músculos.

O Esqueleto não se move sozinho:

Um esqueleto não se move sozinho (a não ser em desenho animado). Para todos os nossos movimentos, precisamos dos músculos. Tem gente que acha que só tem músculos nos braços e fica levantando pesos na academia para parecer fortão. Mas não é bem assim: andar, comer, pegar uma caneta, escrever, correr, fazer embaixadas, chutar uma bola: tudo isso é um trabalho conjunto do esqueleto com os músculos. Ou melhor, do que é chamado de musculatura esquelética.
Por outro lado, a respiração, a batida do coração e a digestão também são comandadas por músculos.
Eles constituem a musculatura lisa, e são responsáveis pelos movimentos involuntários, ou seja, que independente da nossa vontade. Ou você manda seu coração bater ou o estômago trabalhar?
Vamos usar os músculos da mão para clicar no mouse e dar uma olhada na musculatura esquelética e na musculatura lisa.

Trabalho realizado por: Vanessa e Tânia

OS MÚSCULOS


Sempre que dás um passo em frente estás a usar cerca de 200 Músculos. Tens pelo menos 600 Músculos, responsáveis por cada movimento que fazes desde saltar a piscar os olhos e a respirar. Um músculo é composto de feixes de pequeníssimas fibras. Cada fibra é extremamente fina – muito mais fina do que um cabelo. Os Músculos só podem puxar, por isso trabalham aos pares. No teu braço, o bicípite contrai-se para te permitir dobrar o braço e o tricípite puxa para o estenderes.
Os Músculos da cara permitem-nos fazer cerca de 10000 expressões faciais! A tua cara tem muitos músculos. Usa cerca de 17 músculos quando sorris e cerca de 40 quando fazes uma cara feia!
Muitos músculos estão ligados ás extremidades dos ossos que controlam cordões fibrosos chamados tendões.

Trabalho realizado po: Raquel, Ricardo e Eduarda


OS MÚSCULOS

Os músculos são órgãos responsáveis pelo movimento dos animais. O músculo funciona aproximando a origem e inserção muscular pela contracção. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caracterizam-se pela sua contractilidade.
Os músculos são os órgãos activos do movimento. Eles possuem a capacidade de contrair-se e de relaxar-se, e, em consequência, transmitirem movimentos aos ossos sobre os quais se inserem. O movimento de todo o corpo humano ou de algumas das suas partes - cabeça, pescoço, tronco, membros inferiores e superiores deve-se aos músculos.
Os músculos, têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição de local de origem e de inserção.
Temos aproximadamente 212 músculos, sendo 112 na região frontal e 100 na região dorsal. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
O sistema muscular é capaz de efectuar imensa variedade de movimentos, sendo todas essas contracções musculares controladas e coordenadas pelo cérebro.
Trabalho realizado por Leandro Barbosa

OS MÚSCULOS

Por baixo da pele esta uma massa avermelhada que se chama-se músculo. Os músculos ajudam a mexer os ossos, os músculos são formados por fibras. Temos 600 músculos.
Funções dos músculos: a principal função dos músculos é contrair-se e distender de forma a movimentar o corpo.
Alguns músculos são controlados pelo cérebro, são os músculos voluntários. Outros músculos movimentam-se sozinhos, são músculos involuntários.

Trabalho realizado por: Bruno e Paulo.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado mas só faltou uma coisinha 2 exemplos dos músculos voluntários

Anônimo disse...

nao gostei disso!!!
esta faltando muitas coisas!!!
esse trabalho esta horrivel... tem q melhorar mto
uma porcaria

Anônimo disse...

Não falou sobre o cerebro e disse que eu queria.....