segunda-feira, 23 de março de 2009

Feriados Nacionais:

Na história de Portugal houve alguns feriados históricos. E nós vimo-vos dizer quais são e o porquê.

Vamos a isso!!!!

25 De Abril 1974


Comemora-se a Revolução dos cravos. Após a guerra uma senhora estava a meter cravos na ponta das armas dos guerreiros que tinham ganhado a guerra. Aí se deu a revolução dos cravos.

1 De Maio de 1886



Comemora-se o dia do trabalhador. Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador. As origens do Dia do Trabalhador não são muito recentes. A história deste dia começa no séc. XIX.

10 De Junho de 1580

Comemora-se a morte de um grande poeta português é o Luís de Camões. Porque Camões representava justamente o génio da pátria, representava Portugal na sua dimensão mais esplendorosa e mais genial.

5 De Outubro de 1910


Comemora-se a Implantação da República.
Nos dias 4 e 5 de Outubro de 1910 alguns militares da Marinha e do Exército iniciaram uma revolta nas guarnições de Lisboa, com o objectivo de derrubar a Monarquia.

Curiosidades:

Após o 5 de Outubro foi substituída a bandeira portuguesa. A cor verde e vermelho significam, respectivamente, a esperança e o sangue dos heróis. A esfera armilar simboliza os Descobrimentos, os sete castelos representam os primeiros castelos conquistados por D. Afonso Henriques, as cinco quinas significam os cinco reis mouros vencidos por este Rei e, finalmente, os cinco pontos em cada uma as cinco chagas de Cristo. O hino A Portuguesa, composto por Alfredo Keil tornou-se o hino Nacional.

1 De Dezembro de 1640


Comemora-se a Restauração da Independência de Portugal. Após 60 anos de domínio espanhol, deu-se a restauração da independência Nacional com a aclamação do Rei D. João IV.


Trabalho realizado por: Tânia e Vanessa

Nenhum comentário: