Os romanos são originários de Roma. As vitórias sobre os gregos e cartagineses asseguraram-lhe o domínio de todo o Mar Mediterrâneo , ao qual chamaram Mare Nostrum (o nosso mar), pois ninguém lá podia navegar sem a sua autorização.
Os Romanos acabaram por formar um vasto império (conjunto de vários territórios habitados por povos diferentes sujeitos ao poder de Roma e ao seu imperador). Os territórios que dominavam forneci eram aos Romanos muitas riquezas.
A conquista e o domínio do Império ficaram a dever-se à existência de um exército rigorosamente treinado, disciplinado e bem treinado, constituído por legiões. Cada legião era composta por quatro a seis mil homens de infantaria e trezentos cavaleiros.
Utilizavam um capacete que protegia a cabeça, a cara e o pescoço deixando só os olhos e as orelhas descobertas, usavam também um colete (armadura) que era feito de placas de metal ligadas por tiras de couro. Que protegia o tronco debaixo da armadura usava-se uma túnica de la. O Dardo Romano era a arma utilizada, tinha uma ponta estreita, que perfurava as armaduras e os escudos dos inimigos.
Os Romanos eram um povo muito desenvolvido que falava uma língua chamada latim. Como possuíam uma cultura muito rica, os romanos fecharam-se na Península Ibérica e acabaram influenciar os povos que conquistaram.
Os Romanos desenvolveram muito a agricultura: introduziram-se novas técnicas, o que aumentou a produção dos cereais, da vinha e do azeite, exploraram-se minas com as de Aljustrel e de regiam de vila pouca de Aguiar, aperfeiçoaram-se outras actividades tais como a tecelagem, a cerâmica, a salga de peixe, etc. Mas, tal como agricultura, também o comercio se desenvolveu. Por esta razão a moeda circulava, o que facilitava as trocas comerciais. A moeda utilizada era áureo de ouro, o denário de prata; o sestércio de bronze; o dupôndio de bronze; e o asse de cobre.
Os Romanos desenvolveram a construção de confortáveis habitações. Construíram-se casas com jardins, repuxos e mosaicos de varias cores. Assim cresceram novas cidades cheias de outras importantes contrições: balneários públicos (ou ternas ), anfiteatros templos e, para fornecerem agua as suas cidades, construíram longos aquedutos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário