Em 1350 em Faro nasceu uma menina chamada Brites de Almeida, numa família pobre e com poucas condições. Os seus pais tinham uma pequena taberna.
Brites de Almeida não era normal tinha 6 dedos nas mãos, ossuda e feia, de nariz adunco, boca rasgada, cabelos crespos e trabalhadora. Com apenas 26 anos ficou órfã mas não de importou muito com isso.
De seguida Brites foi para Aljubarrota e tornou-se dono de uma padaria ela casou-se com um lavrador da zona.
Quando ela ia para Aljubarrota deu-se com uma batalha entre portugueses e castelhanos.
Na batalha 7 castelhanos saíram do campo da batalha e encontraram abrigo na casa de Brites que estava vazia, porque Brites tinha saído para ir ajudar as escaramuças que ocorriam.
Quando ela voltou encontrou a porta fecha, e ela tinha-a deixado aberta e logo desconfiou que tinha lá inimigos e zangada entrou e começou á procura dos inimigos.
Nem vão acreditar a onde ela encontrou os 7 inimigos no forno.
Brites de Almeida obrigando-os a renderem-se mas nada, fazendo que estavam a dormir, Brites de Almeida pegou na pá e zásssssss!!!! matou-os.
A partir desse momento Brites de Almeida reuniu mulheres formando a milícia que perseguia os inimigos matando-os sem dó nem piedade.
E assim Brites de Almeida passou a ser uma personagem lendária portuguesa, uma heroína celebrada pelo povo nas canções e histórias tradicionais.
É também conhecida como Padeira de Aljubarrota
Trabalho realizado por Vanessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário