sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

OCEANO ÍNDICO:

O Oceano Índico, que se distingue por suas dimensões relativamente reduzidas em comparação com as do oceano Pacífico ou do oceano Atlântico, estende-se em sua maior parte em hemisfério Austral e é fechado ao norte pela Ásia. Largamente aberto ao sul, sob influência da monção asiática, tem a forma de um triângulo, cujas linhas medianas são formadas por dorsais oceânicas, dispostas em Y invertido. A sua profundidade média é de 3.897 m e a máxima, de 7.455 m (Foça de java).



O Oceano Índico engloba o canal de Moçambique o mar Vermelho, o golfo Pérsio, o mar da Arrábida, o golfo de Bengala, o mar das Ilhas Andamão e a baía Australiana;

ao sul, seu limite é o paralelo 60, entre os meridianos do cabo das Agulhas (África do Sul) e da Tasmânia (Austrália). Trinta e seis países litorâneos fornecem acesso marítimo a outros onze países sem saída para o mar.

Os recursos desse oceano são o petróleo e minérios como a platina, o manganês, o vanádio e o crómio, só encontrados na África Austral e na antiga URSS.

Trabalho realizado por: Paulo e Bruno

Nenhum comentário: