quinta-feira, 27 de novembro de 2008

RIO MINHO:




Neste texto vamos falar sobre o rio Minho que tem de comprimento 300km e nasce na serra da Meira (Espanha «montes Cantábricos») que mede cerca de 750m.

O rio passa por várias terras que são as seguintes:

· Caminha;
· Monção;
· Melgaço;
· Vila Nova de Cerveira;
· Valença;
· Viana do Castelo;
· Lugo;
· Ourense;
· Tui.

E passa por vários países que são os seguintes:
· Portugal;
· Espanha.

Mas continua a pertencer ao concelho de Caminha que é em Portugal.

Não nos podemos esquecer que os rios principais da margem direita são:

· Rio Tamoga;
· Rio Ladra;
· Rio Avia;
· Rio Tea;
· Rio Louro.

E os principais rios da margem esquerda são:

· Rio Neira;
· Rio Sil;
· Rio Arnoya.
E os principais afluentes são:
· Rio Coura;
· Rio Moura.

O seu curso estende-se ao longo de cerca de 340 quilómetros, dos quais 230 são percorridos em Espanha e 75 km são percorridos em Portugal.

CURIOSIDADES:

A área total da bacia hidrográfica do rio Minho é de 22 500 km2, dos quais 800 km2 (cerca de 5%) estão situados em território português e 1934 km2 correspondem à sub-bacia internacional. O seu caudal médio anual é de 304,9 m3 por segundo. Os limites da bacia são constituídos, a sul, pela bacia do rio Lima e pelas ribeiras da costa atlântica portuguesa, a sudeste pela bacia do rio Douro e a norte pelas bacias hidrográficas da costa espanhola. Em Portugal, esta é a segunda mais pequena bacia internacional, a seguir à bacia do rio Lima.O escoamento anual na foz do rio Minho é, em média, de 12 150 hm3, correspondendo 1100 hm3 a Portugal e o restante a Espanha. Estima-se que a bacia hidrográfica do rio Minho, em território nacional, apresente uma capacidade total de armazenamento de recursos hídricos de apenas 0,2 hm3, em regime regularizado.
Como principais obras hidráulicas há a destacar o aproveitamento hidroagrícola da barragem de Lamas de Mouro. O estuário do rio Minho, juntamente com a embocadura do rio Coura, abrange uma área de 3,4 km2. Esta área está incluída na lista dos locais portugueses na Rede Natura 2000. O estuário constitui uma zona húmida de grande valor ecológico.

Trabalho realizado por: Tânia e Vanessa.

Nenhum comentário: