sábado, 18 de outubro de 2008

A PELE:


A PELE

pele é o órgão que envolve o corpo determinando seu limite com o meio externo. Corresponde a 16% do peso corporal e exerce diversas funções, como: regulação térmica, defesa orgânica, controle do fluxo sanguíneo, protecção contra diversos agentes do meio ambiente e funções sensoriais (calor, frio, pressão, dor e tacto). A pele é um órgão vital e, sem ela, a sobrevivência seria impossível.
É formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme, da mais externa para a mais profunda, respectivamente.
A epiderme, camada mais externa da pele é responsável pela impermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células sejam substituídas por outras.
A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilossebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidos como poros.
- As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura, confere protecção à extremidade dos dedos das mãos e pés.
- Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, excepto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos (lanugos) ou grossos e fortes (terminais). No couro cabeludo, os cabelos são cerca de 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia para mais tarde darem origem a novos pêlos.
- Este ciclo de renovação apresenta 3 fases e dura cerca de 3 a 4 meses.
- As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grande importância na regulação da temperatura corporal.
-As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilossebáceo.

A derme localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e elasticidade da pele. É constituída por tecido conjuntivo, vasos sanguíneos e linfáticos, nervos e terminações nervosas. Os folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas, originadas na epiderme, também localizam-se na derme.
A hipoderme também chamada de tecido celular subcutâneo, a porção mais profunda da pele é composta por feixes de tecido conjuntivo que envolvem células gordurosas (adipócitos) e formam lobos de gordura. Sua estrutura fornece protecção contra traumas físicos, além de ser um depósito de calorias.

Trabalho realizado por Leandro Barbosa


A PELE

A pele é o maior órgão do corpo humano. A pele cobre todo o nosso corpo da cabeça até os nossos pés. Também pele que cobre as articulações e os joelhos nos cotovelos nos dedos… a pele é muito flexível. Constituição da pele – A pele esta constituída por duas camadas que são a epiderme e a derme.
A epiderme é a parte superficial.
A derme é uma camada inferior.
As glândulas sudoríparas produzem suor.
As glândulas sebáceas produzem um sebo.
Funções da pele -a pele protege dos choques, poeiras, micróbios e raios solares.

Trabalho realizado por Paulo e Bruno


A PELE

A pele é uma embalagem fantástica para o teu corpo. É elástica e á prova de água. Ajuda a controlar a temperatura do corpo e protege-o dos germes. Na maioria dos locais a pele tem cerca de 2 mm de espessura.
Toda a gente tem um conjunto exclusivo de impressões digitais, mas há três tipos principais: arco, laço e a espiral.
Transpiras para te manteres fresco - mas sabias que num pedaço de pele do tamanho de uma unha há entre 100 e 600 glândulas de suor.
A pele é constituída por duas camadas que são a epiderme e a derme. Tem glândulas de suor, folículos pilosos, pelas extremidades nervos e pequeníssimos vasos sanguíneos chamados capilares. Por baixo, há uma camada de gordura.
Quando tocas numa coisa, pequenos sensores tácteis da pele enviam mensagens ao cérebro tais como: macio, molhado, frio, liso, escorregadio etc.


Trabalho realizado por: Raquel, Eduarda e Ricardo.


PELE

A pele é um órgão importante do nosso corpo, aliás é o maior órgão do nosso corpo, é constituída por 2 camadas que são: a derme e a epiderme. A epiderme é a parte exterior (parte de fora do nosso corpo) e a derme é a parte inferior (a parte de dentro do nosso corpo).
As suas principais funções são de protecção, excreção e sensoriais.
A pele realiza ainda funções de absorção e excreção da respiração e da regulação da temperatura e humidade.
A cor da pele pode ser mais ou menos clara conforme a quantidade de melanina existente na epiderme.
A pele dá também protecção contra os “ataques” do ambiente, protege-nos contra os micróbios, poeiras e raios solares ultra violetas.


Trabalho realizado por: Vanessa e Tânia

Nenhum comentário: