quinta-feira, 30 de abril de 2009

UM EXEMPLO DE VIDA:

Neste texto vou falar da história da minha avó. O motivo que me levou a escrever esta história foi porque, tal como eu, devem existir mais crianças a passar pela mesma situação em que me encontro e, por isso gostava de poder partilhar com elas a história da minha avó.

A minha avó, de 63 anos, tem passado por muitas dificuldades por motivos de doença.

Ela é uma senhora baixa, não é gorda nem magra, tem cabelo grisalho e olhos castanhos. A minha avó é corajosa e, apesar dos seus problemas, é alegre, divertida, simpática e amiga.

Para conseguir recuperar da doença que a afecta, já fez muitas cirurgias e tratamentos. Ela tem conseguido ultrapassar mais facilmente as dificuldades com a sua enorme fé, a constante luta pela vida e com o apoio da família.

No meu ponto de vista eu acho que a minha avó está a sofrer e a passar por uma fase muito difícil. Penso que está a passar por problemas muito sérios, os quais, não têm sido fáceis de resolver.

Os meus dias têm sido tristes. Sinto muita a falta da minha avó, porque ela está internada e porque sou criança e não posso ir muitas vezes visitá-la. Com estes problemas da doença da minha avó toda a minha família anda muito triste, todos nós a apoiamos e nos apoiamos uns aos outros para ultrapassar esta situação.

Na minha opinião o apoio da família e dos amigos é fundamental e muito importante para a minha avó.

Todas as pessoas têm diversas dificuldades, contudo, se tiveram uma família unida para se apoiarem, mutuamente, conseguem ultrapassar os problemas mais facilmente. Além disso devemos ter fé, força de vontade e gosto pela vida.

Realizado por:

Eduarda Miguel Neto Osório

9 Anos

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Livro Activo:

LENDA DOS TRÊS RIOS:

Era uma vez três rios (Douro, Tejo e Guadiana) irmãos que nasceram em Espanha.

Quando abriram os olhos viram uma nuvem que lhes disse, que o mar era pai deles. Combinaram então que no dia seguinte iam visitar o seu avô.

O Guadiana mal dormiu e mal o sol nasceu partiu indo pelos caminhos mais belos e deleitosos.

O Tejo quando acordou deu pela falta de um irmão e pôs-se a caminhar velozmente, não escolhendo caminhos. Há entrada de Portugal pensa que já vai muito avançado e vai pelas campinas espreguiçado nas margens. O Douro adormeceu e quando acordou nem escolheu caminhos. E assim foi o primeiro a chegar, mas todo sujo e enlameado.

Filipe

Frei João Sem Cuidados:


Frei João sem cuidados era um frade, que vivia num convento.
A sua fama de não ser nada preocupado, chegou aos ouvidos do rei. Este mandou-o chamar, para por à prova a sua despreocupação.
O rei disse-lhe que lhe ia fazer três perguntas, se ela não respondesse a todas que o mandava matar.
O frei João saiu do palácio preocupado, e já perto do convento encontrou o moleiro e contou-lhe o que se passava. Então os dois combinaram ir o moleiro em vez do frei.
Quando o moleiro chegou ao palácio o rei perguntou-lhe quanto pesava a lua, e ele respondeu que ela não devia pesar mais do que um arrátel, pois ela tem quarto quartos. De seguida o rei perguntou-lhe quanta água havia no mar, ele respondeu que essa era mais difícil de responder pois teria de se fechar todos os rios, lagos e fontes. Por último o rei perguntou-lhe em quem estava ele a pensar, e o moleiro respondeu-lhe que ele pensava estar a falar com o Frei João sem Cuidados, mas na verdade estava a falar com o moleiro Manuel.
O rei achou graça a tudo isto e o Frei João continuou despreocupado.

José Pedro